terça-feira, 18 de agosto de 2009

Pensar Gordo e Pensar Magro

1 – Sobre a fome e a vontade de comer

O Pensamento Gordo
Quem pensa Gordo considera qualquer vontade de comer fome.

O Pensamento Magro
Quem pensa magro não come toda hora que sente vontade.

2 – Sobre a tolerância a fome e o desejo incontrolável de comer

Pensamento Gordo
Quando tem vontade de comer ou algum desejo não espera até a próxima refeição. Essas vontades são encaradas como emergenciais. Não consegue pensar em outra coisa.

Pensamento Magro
Consegue se desligar. Pensa em outra coisa e aguarda a próxima refeição.

3 – Sobre Quando Parar de Comer

Pensamento Gordo
Gosta da sensação de ter comido de mais. Não sabe parar de comer. Tem compulsão por esvaziar o prato.

Pensamento Magro
Come penas até se sentir razoavelmente satisfeito. Ainda que a comida esteja deliciosa e o prato ainda não esteja vazio prefere parar de comer.

4- Sobre quanto Comer

Pensamento Gordo
Não presta atenção quando come, se iludindo sobre as porções de comida que ingere.

Pensamento Magro
Tem uma melhor idéia de quanto come. Quando exagera em uma refeição come menos na próxima.

5- Sobre o bem estar proporcionado pela comida

Pensamento Gordo
Diante de tristeza ou aborrecimento procuram conforto na comida. Não percebe que o bem estar que a comida proporciona é passageiro.

Pensamento Magro
Normalmente faz o oposto. Quando esta triste perde a vontade de comer.

6- Sobre Ganhar peso

Pensamento Gordo
Ao ver a balança subir é tomado por um sentimento de desesperança “nunca vou conseguir emagrecer” que leva a novos ataques geladeira.

Pensamento Magro
Ganhar peso não significa nenhuma catástrofe. Apenas passam a se concentrar mais em manter a dieta, reduzir a quantidade de calorias ingeridas e aumentar os exercícios.

7- Sobre quanto as outras pessoas comem

Pensamento Gordo
É típico o pensamento de injustiça. Não se conforma que outros possam comer o que querem ignorando que a maioria dos magros tem que se esforçar para se manter na linha.

Pensamento Magro
Aceita com resignação as restrições que tem que fazer. Come menos do que gostaria e não come todos os alimentos que queria mas não faz disso um tormento.

8- Sobre o fim da dieta

Pensamento Gordo
Quando emagrece cancela a dieta achando que esta imune aos quilos extra. Como conseqüência volta a engordar e a fazer regime. É o efeito sanfona.

Pensamento Magro
Sabe que o controle alimentar é para sempre. Por isso aceita melhor as restrições e se permite excessos ocasionais.

O que propõe Judith Beck – Psicóloga americana defende que com um treinamento psicológico qualquer dieta razoável é possível. Proposto no livro Pense magro tem duração de 6 semanas e se baseia no uso de técnicas cognitivo-comportamentais para deixar para trás o modo de pensar gordo e passando a pensar magro mudar seus hábitos alimentares.

1- Anotar em algum lugar que possa levar com você todos os motivos pelo qual quer perder peso. A psicóloga o chama de cartão de enfrentamento das vantagens de emagrecer e deve ser lido pelo menos 2 vezes no dia no mesmo horário.

2- Monitorar por escrito a alimentação – a pessoa deve confrontar o que foi comido com o que foi planejado. Essa atitude reforça o comprometimento com a dieta

3- Cultivar o hábito de comer à mesa – desta forma a pessoa presta atenção no que esta ingerindo e assim come menos. Judith dá várias dicas para conseguir isso, como espalhar bilhetes lembrando-se de sentar a mesa ou cronometrar as refeições para que se coma lentamente.

4- Escolher um “técnico da dieta” – alguém com quem a pessoa relate diariamente passo a passo do seu regime alimentar. Deve ser alguém que estimule a pessoa a continuar na dieta.

5- Conseguir diferenciar a fome da vontade de comer – a pessoa deve classificar sua fome de 0 a 10 antes, depois, durante e depois de passados 20 minutos de cada refeição. Assim aprende a resistir a tentações e comer por impulso.

6- Aprender a tolerar a fome – deve-se escolher um dia para fazer apenas duas refeições: café da manha e janta. Entre os dois deve anotar de 0 a 10 o desconforto da fome para diminuir a ansiedade de comer.

7- Criar o hábito de pesar-se – uma vez por semana anotando as variações num gráfico

8- Comprometer-se a praticar exercícios físicos regularmente

9- Desenvolver o costume do auto-elogio – Judith incentiva abrir uma conta de crédito onde é depositado uma moeda por cada atitude positiva em relação a emagrecer.

10- Treinar a auto-punição – deve criar cartões como “isso não é certo” para serem lidos e relidos toda vez que sair da dieta.

Fonte: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1921507-pensar-gordo-pensar-magro/

2 comentários: